Interestellar Code

 

Como parte de nossa pesquisa sobre jogos e gamificação, criamos o Interestellar Code, um jogo que utiliza raciocínio lógico para levar o foguete do jogador à descoberta de um novo planeta.

tabuleiro_InterstellarCode

Desenvolvimento

O tabuleiro do jogo

O tabuleiro foi elaborado utilizando a ferramenta CorelDraw 2019 e arquivos disponíveis no site www.freepik.com, tal tabuleiro pode ser impresso em papel (tamanho de 4 folhas A4) ou lona.

O nosso jogo possui 06 casas: estrela, booster e átomo: que garantem ao jogador nenhum ônus ou bônus, mas sim direito à retirar uma carta JORNADA; a casa meteoritos: onde o foguete que estiver, e somente o foguete, não o jogador, perde o próximo turno; a casa estação: onde o jogador tem o direito de retirar uma carta ESTAÇÃO e a casa ET: onde o jogador tem o direito de retirar uma carta AMIGO, a ser jogada ao centro e qualquer jogador pode usá-la, assim que atingir o centro (conquistar outro planeta).

O tabuleiro é desenvolvido para no máximo 8 jogadores sendo no máximo dois jogadores em 4 equipes, então as cores distintas do planeta terra (verde, amarelo, azul e vermelho) onde devem, independentemente, realizar um movimento 360º no tabuleiro para ter a chance de chegar ao INSTERSTELLAR. Toda vez que um foguete do jogador estiver no INTERSTELLAR ele tem direito automaticamente de andar 10 casas em seu próximo movimento caso queira.

Não é utilizado nenhum tipo de dado para o movimento dos jogadores pois as cartas ‘JORNADA’ são responsáveis pelo mesmo.

As cartas podem ser confeccionadas de acordo com o modelo (clique aqui para baixar) ou você pode criar suas próprias cartas com regras que utilizem o raciocínio lógico para superar os desafios, veja alguns exemplos:

Carta JORNADA

Tomada de decisão

OLHE: se QUALQUER foguete estiver em uma estrela OU átomo MOVA 8 casas.

Carta JORNADA

Tomada de decisão

OLHE: se um foguete SEU estiver INSTERSTELLAR, MOVA 10 casas, SENÃO mova 5 casas.

Carta JORNADA

Tomada de decisão

OLHE: se AO MENOS um de seus foguetes estiver nos meteoritos, MOVA 10 casas, CASO CONTRÁRIO, MOVA 7 casas.

Carta JORNADA

Tomada de decisão

OLHE: se QUALQUER foguete estiver em um átomo E outro foguete em um booster, MOVA ENTRE 3 e 12 casas.

Carta ESTAÇÃO

Faça um jogador voltar

2 casas na próxima jogada.

Carta ESTAÇÃO

Volte 2 casas em sua

próxima jogada.

Carta AMIGOS

MOVA 8 casas

Carta AMIGOS

MOVA 6 casas

Podemos imprimir as imagens do verso das cartas (clique aqui para usar o modelo) e os foguetes (modelo 2D).

As cartas do jogo

Com o intuito da prática da programação baseada na linguagem SCRATCH, as cartas são elaboradas para solidificar o conteúdo aprendido nas aulas do CodeClube mas indo além pois trata-se de conceitos básicos de lógica. O jogo possui um total de 175 cartas (Tabela 1), das quais 120 são cartas JORNADA, onde 60 cartas são de tomada de decisão, e 60 cartas são de estruturas de repetição. 35 cartas ESTAÇÃO e 20 cartas AMIGOS.

Tabela 1. Exemplos de cartas

Cartas JORNADA – Tomada de decisão:

OLHE: se QUALQUER foguete estiver em uma estrela OU átomo MOVA 8 casas.
OLHE: se um foguete SEU estiver INSTERSTELLAR, MOVA 10 casas, SENÃO mova 5 casas.
OLHE: se QUALQUER foguete estiver em um átomo, MOVA ENTRE 3 E 8 casas
OLHE: se AO MENOS um de seus foguetes estiver nos meteoritos, MOVA 10 casas, CASO CONTRÁRIO, MOVA 7 casas.
OLHE: se QUALQUER foguete estiver em um átomo E outro foguete em um booster, MOVA ENTRE 3 e 12 casas.
OLHE: se QUALQUER foguete estiver em uma estrela, MOVA 8 casas.

Cartas JORNADA – Estrutura de repetição

CONTE: MOVA seu último foguete até que esteja 5 casas à frente do seu primeiro foguete.
CONTE: PARA cada foguete que não esteja em um booster, MOVA 3 casas.
CONTE: MOVA um de seus foguetes após um átomo ATÉ que 3 átomos tenham se passado.
CONTE: PARA cada foguete em um booster, MOVA 2 casas.
CONTE: PARA cada foguete fora da terra, MOVA 1 casa.
CONTE: ENQUANTO houver foguetes que não são seus à frente, MOVA 1 casa.

Cartas ESTAÇÃO

Ganhe mais 8 casas.
Troque de lugar com QUALQUER foguete à sua frente.
Multiplique suas próximas casas por 2.
Faça um jogador voltar 2 casas na próxima jogada.
Volte 2 casas em sua próxima jogada.
Se um jogador chegar primeiro INTERSTELLAR, reduza sua vantagem inicial a 5 casas. Caso contrário, reduza a vantagem de TODOS os outros jogadores.
Ganhe mais 4 casas.

Cartas AMIGOS

MOVA 10 casas
IMUNE aos meteoritos
MOVA 8 casas
MOVA 6 casas

O design das cartas remete o próprio tabuleiro, onde as casas Estação e Amigos possuem suas próprias cartas, facilitando assim a memória do jogador que naquele momento deverá retirar uma carta diferente da que sempre tira, a JORNADA.

Todo jogador inicia com 3 cartas JORNADA, e para movimentar o foguete (ao invés de utilizar um dado) ele deve utilizar uma carta JORNADA para realizar seus movimentos. É importante que o jogador leia a carta em voz alta para todos se certificarem que seu movimento é correto e também para relembrar conhecimento já adquirido. Após leitura do comando da carta, o jogador executa o movimento e, para terminar sua vez, retira uma nova carta JORNADA, pois assim ele já poderá se programar e estrategizar seu próximo movimento, permanecendo como sempre deve estar, com 3 cartas JORNADA. Caso não possua nenhuma carta que o possibilite movimentar, ele tem o direito de retirar um carta substituta a alguma das suas 3 inicias, descartando assim uma. O professor neste momento é de fator crucial na monitoria do jogo, pois ele autorizará o jogador, não precisando assim o mesmo ler todas as suas cartas aos demais participantes.

A casa ESTAÇÃO dá direito ao jogador de retirar naquela jogada, uma carta da pilha ESTAÇÃO. As cartas ESTAÇÃO podem ser jogadas juntas à carta JORNADA ou a qualquer momento dentro de sua jogada. As cartas ESTAÇÃO podem ser mantidas com o jogador.

A casa ET dá direito ao jogador de retirar naquela jogada, uma carta da pilha AMIGO. As cartas AMIGO não são utilizadas pelo próprio jogador propriamente, pois ele descarta esta carta retirada ao centro, fazendo com que qualquer jogador que atinja fique INTERSTELLAR primeiro, receba o bônus, somando assim ao seu bônus por alcançar INTERSTELLAR de 10 casas em seu próximo movimento.

Desenvolvimento: Mariugo Megiani.