Aplicativo móvel para ensino de sólidos geométricos
Visualizando sólidos geométricos 3D utilizando Realidade Aumentada
O cerne deste projeto é desenvolver um software para uso de sólidos geométricos tridimensionais para o ensino de desenho técnico no curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Votuporanga.
Para o desenvolvimento deste projeto foram utilizados diversos softwares, tais como o Vuforia, Blender, Unity 3D. O Vuforia é uma engine de criação de elementos fundamentais para a criação de objetos em realidade aumentada, desenvolvida pela Qualcomm Developer Network. Consiste de um pacote de desenvolvimento de softwares de realidade aumentada para dispositivos móveis assim permite a criação de aplicativo de realidade aumentada. Este usa a tecnologia de visão computacional para reconhecer e localizar, em tempo real, imagens planas (Image Targets) e objetos simples, como caixas. Pode ser utilizada em conjunto com o Unity3D e assim podendo ser moldada em linguagens como C++, Java e .Net.
O Unity3D é uma plataforma de criação de jogos desenvolvida pela Unity Technologies, usada para desenvolver jogos para computador, consoles, dispositivos móveis e websites.
Blender também conhecido como Blender3D é um programa de modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de aplicações interativas e de vídeo, assim como jogos. O blender3D é Open source, ou seja, este é em código aberto e totalmente gratuito para a aquisição.
Estes três aplicativos foram utilizados para a criação do projeto, na criação de qualquer tipo de aplicativo usando o Vuforia primeiramente é necessário criar uma conta no site do mesmo, após a criação da conta é necessário baixar o plugin do Vuforia para o Unity3D . Qualquer Image Target usada é criada no próprio site do Vuforia, para cria-lo primeiramente se cria uma licença, após criada é adicionada a imagem desejada e para que esta seja importada para o Unity3D é preciso realizar o download do Banco de Dados criado com as Image Targets . Dentro do Unity3D a primeira coisa a ser feita é importar a extensão do Vuforia e o Banco de dados contendo as Image Targets, após ter realizado estas ações é necessário excluir todos os itens padrões adicionados ao pacote, tais como a Main Camera.
Para criar o aplicativo se entra em Prefabs e adiciona os seguintes itens, ARCamera e ImageTarget. Para configurá-los corretamente é necessário clicar em ARCamera ir na janela inspector e ativar o ImageTarget em Data Set Load Behavior e selecionar o nome do Image target ou do Banco de dados desejado e marcar o checkbox Active. No Image Target, em Image Target Behavior que está localizado na janela Inspector, em Data Set selecionar o Banco de dados e em Image Target selecionar o Image target desejado. Após todos estes passos é necessário criar o modelo 3D desejado, seja um cubo ou esfera e ligá-lo a Image Target, simplesmente arrastando-o para cima do mesmo.
Para que você também possa brincar com este aplicativo, siga os passos:
1 – Faça o download do APK em seu dispositivo com Android clicando aqui.
2 – Instale o APK (não se esqueça de dar permissão para aplicativos de terceiros).
3 – Fala o download da Modelo das TAGs, que são as TAGs que você utiliza para visualizar a imagem em 3D, está no formato de um livreto, super fácil de imprimir, recortar e utilizar.
4 – Acesse o aplicativo, posicione a TAG na câmera para visualizar a imagem em 3D.
Você deverá ver algo como abaixo:
Alunos envolvidos: Alessandro More.