UNIFEV 360° – Palestra sobre Gamificação e Tecnologia

Neste evento voltado a professores de ensino superior da UNIFEV, conversamos sobre Gamificação e seu possível uso em disciplinas de diferentes cursos, também relatei algumas experiências com o Java Programming Game  nos anos de 2017 e 2018, vale a pena conferir!

Segundo Alves, 2015, “entre todas as espécies, somos os maiores ‘jogadores’ de todos, uma vez que crescemos brincando e aprendemos muito com isso. Brincar faz parte de nosso aprendizado e de nosso processo de educação, lembre-se de muitos momentos de alegria e prazer, desfrutado pelo jogar, pela prática de esporte ou mesmo enquanto joga vídeo game.”, então, vamos aproveitar isso em nosso cotidiano.

Clique aqui para visualizar a apresentação.

Utilizei também durante a palestra o Kahoot, Poll EveryWhere e Padlet, ferramentas muito legais para o uso em sala de aula, tornando a participação dos alunos mais ativa e permitindo a colaboração.

Veja os vídeos de depoimentos dos alunos: Fabiana Parreira, Diego, e José Neto.

Mais informações sobre a experiência de Gamificação em cursos de Tecnologia podem ser obtidas em:

Experiências no ensino de Programação Orientada a Objetos: RoboCode, Greenfoot e Jogos de Tabuleiro no Ensino Superior
Luciene Cavalcanti Rodrigues, Giovani Cassiano Nogueira, Ana Garrido de Queiroga
DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.598

Vídeo da TV UNIFEV sobre o evento:

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