Cartilha Digital 3D

Cartilha Digital 3D como auxílio à alfabetização e letramento: desenvolvimento de aplicativo móvel com uso de realidade aumentada

Agora vamos falar de Realidade Virtual e Aumentada na educação, primeiro deve-se saber que a Realidade Virtual (RV) é, antes de tudo, uma “interface avançada do usuário” para acessar aplicações executadas no computador, tendo como características, a visualização de, e movimentação em ambientes tridimensionais em tempo real e a interação com elementos do mesmo (Tori, Kirner e Siscoutto 2006 apud. Silva, 2010). Relacionado com a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada (RA) é a inserção de objetos virtuais no mundo real por meio de um dispositivo computacional.  Desta forma, a interface do usuário é aquela, que se usa no ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos virtuais colocados no seu espaço (Azuma et al 2001, apud. Silva et al., 2010).

O cerne do projeto da Cartilha 3D como auxílio à alfabetização é a fusão de ferramentas de realidade aumentada com a educação propriamente dita, sendo a RA uma complementação ao que está sendo ministrado durante a aula, seja para demonstrar o funcionamento de sistemas solares, ou formas sólidas como também para exemplificar conceitos básicos como letras, números, palavras, operações matemáticas, aduzir cálculos em física utilizando animações ou com interação própria do aluno e/ ou professor. Desta forma, foi desenvolvido um aplicativo para a plataforma Android juntamente com uma cartilha, intitulada: “Cartilha Digital 3D – Alfabetização e Letramento: Aprenda Brincando”, que poderá ser utilizada livremente por professores e alunos durante o processo de alfabetização e letramento de crianças e adultos.

Para que você também possa brincar com este aplicativo, siga os passos:

1 – Faça o download do APK em seu dispositivo com Android clicando aqui.

2 – Instale o APK (não se esqueça de dar permissão para aplicativos de terceiros).

3 – Fala o download da Modelo Cartilha Digital 3D, que são as TAGs que você utiliza para visualizar a imagem em 3D, está no formato de um livreto, super fácil de imprimir, recortar e utilizar.

4 – Acesse o aplicativo, posicione a TAG na câmera para visualizar a imagem em 3D.

Você deverá ver algo como abaixo:

Cartilha

Alunos envolvidos: Alessandro More, Willian Alexandre, Gabriel Amarante.

 

2 thoughts on “Cartilha Digital 3D

  • Amanda Neres
    26 de outubro de 2018 at 14:43

    Boa tarde , vou apresentar um trabalho na faculdade sobre Realidade aumentada e achei muito legal o aplicativo de vocês , só que estou em dúvida em como utilizar , os modelos deve ser impresso em qual folha ? Na A4 eu consigo apresenta ? E normal aparecer uma cor branca e outra escura na hora que abro o aplicativo ?.
    Espero um retorno.

    Att,

    Amanda Neres

  • admin
    26 de outubro de 2018 at 21:22

    Olá
    Que bom que você gostou, sim imprima no A4 normal e faça a leitura com o celular ou tablet que aparecerá normalmente.
    Qualquer dúvida entre em contato.
    Abraços
    Luciene

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>