Educação Corporativa e Gamificação: O que Esperar do Mercado de Trabalho

Na palestra “Educação Corporativa e Gamificação: O que Esperar do Mercado de Trabalho”, destaquei a estratégia de promover uma cultura de aprendizagem, integrando eficazmente a gamificação à gestão de pessoas. Este evento educativo foi realizado na Etec Elias Nechar como parte das atividades da Semana Paulo Freire.

A Educação Corporativa desempenha um papel fundamental na Gestão de Pessoas, buscando instaurar uma cultura de aprendizado nas organizações. Nesse contexto, as empresas oferecem uma variedade de programas de treinamento e desenvolvimento, e os colaboradores assumem a responsabilidade pelo seu próprio crescimento profissional. Esses programas podem se apresentar sob diversas formas, desde palestras presenciais até workshops e aulas online. A Educação Corporativa transcende o mero treinamento e desenvolvimento, sendo aplicável em áreas como marketing, feedback e desenvolvimento de projetos.

Uma abordagem eficaz na Educação Corporativa é a Metodologia 6Ds, que visa gerar resultados concretos para o negócio, proporcionando uma experiência completa, direcionando a aplicação prática do conhecimento, definindo a transferência do aprendizado, apoiando a performance e documentando os resultados obtidos.

Adicionalmente, a gamificação, que incorpora elementos de jogos, como níveis de dificuldade e recompensas, demonstrou ser uma abordagem inovadora e eficaz na Educação Corporativa, tornando o processo de aprendizado mais envolvente e relevante para os colaboradores.

Por fim, a gamificação é definida como o uso de design de experiências digitais e mecânicas de jogos para motivar e engajar as pessoas a alcançarem seus objetivos. Essa estratégia pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar o processo de aprendizado dos colaboradores, mantendo-os engajados e produtivos. A análise constante dos resultados permite ao departamento de Recursos Humanos identificar áreas que necessitam de reforço e aquelas que estão sendo bem assimiladas.

Você também pode conferir a palestra no YouTube: Educação Corporativa e Gamificação: o que esperar do mercado de trabalho – YouTube

Para fazer download da apresentação clique aqui

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>